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ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

 

1 - Definição e especificação das necessidades e requisitos

Identificação das necessidades de negócio

Identificação das necessidades tecnológicas

A solução tecnológica deverá contar com os seguintes itens e especificações:

ITEM

DESCRIÇÃO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

1

Computador All-In-One

MICROCOMPUTADOR

  • Microcomputador novo e sem uso anterior. Comprovação de que, o(s) produto(s) ofertado(s) pertence(m) à linha corporativa. Não sendo aceitos equipamentos destinados ao uso da linha doméstica;
  • O modelo ofertado deverá estar em linha de produção, sem previsão de encerramento, na data de entrega da proposta, comprovado através de declaração do fabricante;
  • A Licitante declarada vencedora deverá fornecer equipamentos em conformidade com as especificações técnicas constantes no Termo referencial, bem como, na proposta comercial, os quais não poderão ser inferiores as especificações mínimas técnicas exigidas;
  • Caso haja alteração por motivos de atualização tecnológica dos modelos de equipamentos ofertados/propostos, a LICITANTE, deverá comunicar as modificações e apresentá-las, inclusive com relação a linha substituta, mantendo a Administração Pública, atualizada e informada sobre o assunto, dentro dos prazos legais da lei de licitações.

GABINETE

  • Gabinete integrado (All In One / Tudo em um) com Monitor de no mínimo 23" com desenho do próprio fabricante ou deverá possuir compartimento integrado ao monitor para inclusão do computador em formato Mini, onde seja projeto original, sem adaptações, com furações, parafusos recartilhados ou até mesmo usinagens;
  • Deverá possuir ajuste de altura e no mínimo 110 mm para ergonomia;
  • Identificação inequívoca do fabricante e do modelo do computador;
  • Deverá possuir sensor de intrusão do gabinete compatível com chip de segurança integrado, no padrão TPM versão 2.0 ou superior;
  • Deverá possuir gravador de DVD/CD, que pode ser integrado ao gabinete ou externo. Sendo externo, deverá ser fornecido o drive óptico com conexão via USB;
  • Deverá ser gravado no chassi do equipamento em local a ser indicado, a Logomarca do Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio de serigrafia com tinta na cor branca e de fixação definitiva ou através de queima por Laser. Logo com dimensões de 5cm x 4cm.

PROCESSADOR

  • Processador de arquitetura com suporte a 64 (sessenta e quatro) bits;
  • Deverá possuir, no mínimo, 6 (seis) núcleos e 12 (doze) threads de processamento com frequência de operação interna básica de, no mínimo, 2.3 GHz;
  • A frequência de operação requerida não leva em consideração tecnologias de aumento de desempenho, “overclock” e afins, sendo válido o “clock” padrão especificado pelo fabricante do processador;
  • Deverá possuir tecnologia que permite, automaticamente, que os núcleos do processador trabalhem acima da frequência básica de operação quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura;
  • Memória cache total de, no mínimo, 12 MB (doze megabytes);
  • Deverá possuir tecnologia de fabricação de 14 nm (quatorze nanômetros) ou inferior;
  • É obrigatório declarar, na proposta, o modelo do processador ofertado.

PLACA PRINCIPAL

  • A placa-mãe deve ser fabricada pelo próprio fabricante do microcomputador ou sob a especificação do fabricante do microcomputador;
  • Chipset do mesmo fabricante do processador para total compatibilidade com a solução ofertada;
  • Deverá possuir chip de segurança integrado, no padrão TPM versão 2.0 ou superior;
  • Não serão aceitas soluções que utilizem slot.
  • Sistema de detecção de intrusão de chassis, com acionador instalado no gabinete, sem adaptações;
  • Deverá possuir, no mínimo, 01 (um) slot PCIe ou M.2.

BIOS

  • O BIOS deverá ser do tipo memória flash;
  • Deverá permitir personalizações do equipamento pelo usuário, tal como inclusão do número de série, e deverá exibir o Logo do Ministério Público do Estado do Piauí, que será fornecido pela CONTRATANTE antes de solicitar o primeiro pedido a CONTRATADA; esse procedimento deverá ser realizado em fábrica, onde o Fabricante deverá declarar que o mesmo é o responsável pela execução do procedimento;
  • A sequência de inicialização do equipamento deverá ser definida pelo usuário, e a mesma deve contar com as opções de ser via, CDROM, disco rígido e pela placa de rede através do recurso WOL (Wake On LAN);
  • Deverá possuir recursos de controle de permissão através de senhas;
  • BIOS português ou inglês, em conformidade com as especificações UEFI 2.1 (http://www.uefi.org), e capturáveis pela aplicação de inventário SCCM (System Center Configuration Manager), o fabricante deverá comprovar a compatibilidade com o padrão UEFI através do site http:// www.uefi.org/members, na categoria membros;
  • 6BIOS desenvolvida pelo mesmo fabricante do equipamento ou ter direitos copyright sobre o BIOS, ou em regime de OEM, comprovados através de declaração fornecida pelo fabricante da BIOS. O fabricante do equipamento, deverá ser totalmente responsável pelo BIOS fornecida juntamente com a placa-mãe e pela atualização deste BIOS, devendo promover as alterações que se façam necessárias e corrigir problemas ou danos causados ao equipamento em razão desse BIOS ou de procedimentos de atualização deste BIOS (que poderão ser acompanhados pela empresa caso haja necessidade), durante o período de garantia do equipamento;
  • Ainda deverá vir com o número de patrimônio (Tombamento) do MPPI, onde o range será informado para a CONTRATADA. Este range deverá vir gravado na BIOS e fisicamente no gabinete do equipamento, em etiqueta autoadesiva, com logo do MPPI e código de barras para leitura e identificação. Em cada fornecimento, deverá ser informado o número de série de cada equipamento com o número de patrimônio que será entregue;

CONECTIVIDADE

  • Deverá possuir no mínimo 1 (uma) porta USB 3.1, na lateral do equipamento, sendo pelo menos uma USB 3.1. Não sendo aceitas portas USB instaladas em placas PCI;
  • Na parte traseira do equipamento, deverá possuir no mínimo 4 Portas USB 3.1, sendo pelo menos 01 (uma) com conexão do tipo USB-C.

CONEXÃO

  • Deverá possuir, no mínimo, 01 (UMA) conexão HDMI;
  • Deverá possuir, no mínimo, 01 (uma) interface de rede compatível com Ethernet, sendo do tipo "onboard" ou através de placa adaptadora. Possuir velocidades de comunicação de 10/100/1000 Mbps (dez, cem, mil megabits por segundo). Deverá possuir conector de rede do padrão RJ-45. Deverá suportar recurso WOL (Wake On LAN);
  • Wireless padrão 802.11ac ou superior;
  • Bluetooth 5.0 ou superior integrado.

TELA

  • Integrada de no mínimo 23” polegadas;
  • Resolução Nativa 1920X1080;
  • Brilho mínimo 250 cd/m²;
  • Tempo máximo de resposta de 6ms;
  • Deverá ser do tipo “anti-glare” sem brilho (Anti-reflexivo);

MEMÓRIA RAM

  • Deverá possuir, no mínimo, 8GB de memória RAM instalados;
  • Deverá ser expansível a, no mínimo, 64GB de memória;
  • Deverá ser do tipo DDR4 ou superior e possuir, no mínimo, 2400MHz de velocidade de comunicação com o barramento principal.
  • Deverá possuir, no mínimo, 2 (dois) soquetes DIMM na placa principal do equipamento.

DISCO RÍGIDO

  • O equipamento deverá ser fornecido com, no mínimo, 01 (um) disco interno;
  • Deverá possuir, no mínimo, 256GB M.2.

WEBCAM

  • Deverá ser integrada a Tela/Monitor (não serão aceitas adaptações);
  • Resolução de no mínimo 1080p.

TECLADO

  • Teclado com conexão USB, com ajuste de inclinação, com 104 teclas, teclado numérico separado, padrão ABNT;
  • A marca deverá ser igual à do fabricante do equipamento ofertado.

MOUSE

  • Mouse ótico com conexão USB, de dois botões, e dispositivo de rolagem de tela, devendo possuir resolução mínima por hardware de 800 DPI;
  • A marca deverá ser igual à do fabricante do equipamento ofertado.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

  • Deverá ser interna ou externa, compatível ao gabinete e placa mãe;
  • Fonte de alimentação com tensão de entrada 110/220 VAC, com potência máxima de 180 W e eficiência mínima de 85%, com 50% da carga de trabalho e que implemente PFC (Power Factor Correction);
  • Deverá ser fornecido cabo de energia de no mínimo 1,5 (um metro e cinquenta centímetros), não sendo permitido a utilização de extensões;
  • Será permitido apenas um cabo conector, para ligar o equipamento na tomada, que deverá ser do padrão de 3 pinos seguindo as normas da ABNT (NBR 14136).

CONTROLADORA DE ÁUDIO

  • Controladora de som integrada;
  • Possuir, no mínimo, 02 alto-falantes internos, com 02 Watt RMS de potência, compatível com a controladora de som.

SISTEMA OPERACIONAL

  • Deverá ser fornecida a licença do Sistema Operacional Microsoft Windows 10 Professional 64 bits ou superior;
  • O equipamento deve acompanhar as referidas mídias de restauração do sistema operacional mantendo o padrão de fábrica ou possuir sistema próprio do fabricante capaz de gerar as respectivas mídias (tipo recovery);
  • Deverá ser replicado em fábrica a imagem padrão que será desenvolvida pelo MP PI, deverá possuir todos suporte do fabricante para o desenvolvimento e aplicação da imagem nos equipamentos. Deverá ser capaz de permitir atualização da imagem durante a vigência do contrato e disponibilizar servidor para upload;

GARANTIA DO HARDWARE

  • O conjunto de equipamento ofertado deverá possuir garantia de no mínimo 36 (trinta e seis) meses on-site (Rua Álvaro Mendes 2294, Centro, Teresina-PI), prestada pelo fabricante ou rede de assistência técnica devidamente autorizada, em horário comercial, a contar a partir da data do aceite do equipamento;
  • Caso o atendimento de garantia seja da contratada, deverá apresentar declaração do fabricante garantindo que a prestação de serviços de garantia será assumida por ele caso a contratada deixe de prestar o atendimento;
  • A contratada deve possuir central de atendimento tipo (0800) para abertura dos chamados de garantia, comprometendo-se a manter registros dos mesmos constando a descrição do problema;
  • Durante a garantia deverão ser substituídas, sem nenhum ônus adicional, peças ou partes defeituosas, salvo quando o defeito for provocado por uso indevido do equipamento, devidamente comprovado;
  • A garantia não será afetada caso tenhamos a necessidade de instalar placas de rede locais, interfaces específicas para acionamento de outros equipamentos, adicionar unidade de disco rígido bem como alterar a capacidade de memória, ressaltando que a garantia desses opcionais adicionados será de total responsabilidade do órgão;
  • Durante o período de garantia, a assistência técnica deverá ser prestada, exclusivamente pelo fabricante dos equipamentos ou empresa prestadora de serviços de assistência técnica devidamente credenciada pelo mesmo através de declaração no ato da homologação com a lista da rede credenciada autorizada a prestar a garantia;
  • No caso de o licitante não ser o próprio fabricante do equipamento, ele deverá apresentar declaração/certificado do fabricante, comprovando que o produto ofertado possui a garantia solicitada neste termo de referência;
  • A modalidade do atendimento da assistência técnica deverá observar o horário de funcionamento, que, atualmente, é das 08:00 às 15:00 horas, de segunda à sexta feira;
  • O atendimento não deverá ficar limitado apenas a parte de hardware, onde deverá ser suportado a parte de software OEMs como possíveis problemas com o sistema operacional instalado em fábrica no equipamento;
  • Janela de atendimento no local mínima, 9x5, com prazo de 24 horas para contato e prazo máximo 30 (trinta) dias para solução;
  • Em caso de troca de disco de armazenamento (HDDs ou SSDs), o disco defeituoso deverá ficar em posse da Contratante, uma vez que o disco pode possuir dados sensíveis e em aderência a LGPD, evitando o vazamento de informações sensíveis;

COMPATIBILIDADE

  • O equipamento ofertado deverá constar no Microsoft hardware compatibility list (HCL) para o sistema operacional exigido. A comprovação da compatibilidade será efetuada pela apresentação do documento hardware compatibility test report emitido especificamente para o modelo no sistema operacional ofertado.

 

Identificação da necessidade de garantia técnica

A garantia dos serviços e dos equipamentos pertencentes ao objeto é de inteira responsabilidade da contratada durante toda a vigência do vínculo contratual. O prazo de garantia serão conforme a tabela abaixo:

ITEM

DESCRIÇÃO

PRAZO PARA GARANTIA (Meses)

1

Computador All-In-One

36

 

Identificação dos requisitos temporais

O objeto deverá ser entregue nos seguintes endereços conforme demanda da Coordenação de Tecnologia da Informação:

O prazo para entrega da solução é de 90 (noventa) dias úteis, a contar da data de emissão da ordem de fornecimento.

2 - Estimativa da demanda - Quantidade de bens

 

ITEM

DESCRIÇÃO

REQUISITANTE

QUANTIDADE

1

COMPUTADOR ALL-IN-ONE

PGJ

276

 

3 - Descrição da solução de TI a ser contratada

Aquisição de computadores do tipo All-In-One.

4 - Estimativa de custo total da contratação

 

ITEM

DESCRIÇÃO

QTD

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1

COMPUTADOR ALL-IN-ONE

276

R$ 5.862,00

R$ 1.617.912,00

VALOR TOTAL DA CONTRATAÇÃO

R$ 1.617.912,00

 

5 - Declaração de viabilidade da contratação

A aquisição de computadores visa oferecer aos membros e servidores meios tecnológicos para desenvolver atividades ligadas as audiências extrajudiciais, judiciais, reuniões através de computadores, atividades administrativas e etc. Esses equipamentos trazem para dentro do MPPI tecnologia de ponta, alinhada as novas tendencias do meio tecnológico, aumentando não só a produtividade como a segurança dos dados que são armazenados nestes equipamentos e que trafegam na rede de computadores, pois substituirão os equipamentos antigos e defasados tecnologicamente.

Os benefícios dessa aquisição serão:

Dessa forma, após a realização da análise e justificativa previamente realizadas verifica-se a viabilidade da contração em termos de necessidade de negócio, técnicos e orçamentários.

Equipe de Planejamento da Contratação

Integrante Técnico

João Carlos Barbosa dos Santos

Matrícula: 15379

Integrante Requisitante

Ítalo Garcia Araújo Nogueira

Matrícula: 15807

 

 

Teresina, datado digitalmente.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOAO CARLOS BARBOSA DOS SANTOS, Chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário, em 13/12/2022, às 10:24, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ITALO GARCIA ARAUJO NOGUEIRA, Coordenador de Tecnologia da Informação, em 13/12/2022, às 10:42, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.mppi.mp.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0375960 e o código CRC B71A5BBC.